10ª Ação Nacional Febrac terá coleta de lixo voluntária e oferta de três mil vagas para deficientes em Copacabana

 

 

No dia 16 de setembro, Dia Mundial de Limpeza das Praias e Rios, será realizada a 10ª Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental em toda a orla de Copacabana, uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação (Seac-RJ), patrocinador oficial do Clean Up the World. O ponto de concentração para quem quiser participar da coleta de lixo nas areias da praia será no Divo Quiosque, tradicionalmente conhecido como o Quiosque do Cristo Redentor, em Copacabana, às 10h. Além da ação ambiental, o Ato de Cidadania oferecerá três mil vagas de trabalho para deficientes físicos.

Durante o evento, serão distribuídos sacos de lixo recicláveis e luvas para os voluntários, que contam também com a participação de crianças e jovens. Na edição do ano passado, 136 pessoas se envolveram com a ação de limpeza ambiental nas praias de Copacabana e Ipanema, recolhendo um total de 272 quilos de lixo das areias. A ação acontecerá simultaneamente em todo o Brasil, com o objetivo de conscientizar a população de que devemos preservar o bem que é de todos.

Os empresários que atuam no setor de conservação entendem que é fundamental criar ações de mobilização social em torno de questões importantes como a preservação ambiental e a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Para o presidente do Seac-RJ, Ricardo Garcia, um exercício de cidadania.

“Estamos realizando a ação há 10 anos, o que revela uma grande preocupação de empresários que atuam no setor de limpeza com a conscientização da população sobre a preservação de locais públicos. Percebemos também que há muita dificuldade ainda para pessoas com deficiência conseguirem uma posição profissional, seja por falta de mobilidade ou mesmo aceitação no ambiente de trabalho. É necessário mostrarmos para a população que a cidadania é papel de todos”, afirma Ricardo Garcia.

Salete Calaça, diretora social do Seac-RJ e coordenadora do evento, alerta para a importância da redução do lixo flutuante nas praias e oceanos e lembra que tudo começa pelo hábito da população. “Acho fundamental a promoção de eventos como esse, para que cada cidadão tenha acesso à educação ambiental e sustentável, que deve fazer pate do dia a dia de todos!”, destaca.

A ação global Clean Up The World realiza a sua 15ª edição anual do evento e envolve 35 milhões de pessoas em mais de 125 países. O tema selecionado pela ONU, UNEP e pela própria ONG Clean Up The World é “Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”.

 

 

PARTICIPE! ACESSE A PÁGINA DO EVENTO NO FACEBOOK

 

CONFIRA FOTOS DA 9ª AÇÃO NACIONAL FEBRAC – LIMPEZA AMBIENTAL

 

TRÊS MIL VAGAS PARA DEFICIENTES – No Ato de Cidadania, parte da 10ª Ação Nacional Febrac, empresas do setor de serviços de todo o país se reunirão para o recrutamento profissional de pessoas com deficiência.

No Rio, serão oferecidas três mil vagas para recepcionistas, telefonistas, digitadores, porteiros, vigias, serventes e auxiliar de serviços. Os candidatos poderão entregar currículos pessoalmente durante o evento, no dia 16 de setembro, das 10h às 13h, ou enviar para o e-mail seacrj@seac-rj.com.br

Poderão se candidatar pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados, que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e que, ao final do programa, recebem um certificado que lhe garante esta condição.

No Brasil, há mais de 44 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência tentando conquistar um trabalho. Por outro lado, as empresas também sentem dificuldade em contratar este tipo de trabalhador, principalmente para cargos que não são administrativos. A Lei de Cotas (8.213/91) determina que empresas com 100 (cem) ou mais empregados estão obrigadas a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas, no seu quadro de efetivos.

“As empresas tentam encontrar pessoas com deficiência que possam assumir essas vagas, mas muitas das vezes, os próprios trabalhadores sentem dificuldades para se dedicar a um emprego. A falta de mobilidade é um dos problemas que mais atinge essas pessoas. É necessário que haja uma política de inclusão, com respeito às necessidades de deslocamento e infraestrutura adaptada nas próprias empresas”, observa Ricardo Garcia.

 

Serviço:

10ª Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental / Clean Up the World

Data: sábado, 16 de setembro

Horário: das 10h às 13h

Local: Divo Quiosque (Quiosque do Cristo Redentor) – Av. Atlântica, 828, Copacabana

Página do evento no Facebook:https://www.facebook.com/events/1952288681653159/

Realização: Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Rio de Janeiro (Seac-RJ)

Presidente: Ricardo Garcia / Diretor superintendente: José de Alencar

www.seac-rj.com.br / www.facebook.com/seacrj

Assessoria de Imprensa

Renata Acioli – 21-99938-0304 / renata@mundomidias.com.br

Juliana Araújo – 21-98089-9540 / juliana@mundomidias.com.br

Mundo Mídias Comunicação – www.mundomidias.com.br / www.facebook.com/MundoMidias

1 Comentário

  1. José Carlos Mendes disse:

    Bonita iniciativa, parabéns a todos os envolvidos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *