CNS estimula leitura visando o engrandecimento de seus colaboradores


A leitura é um dos meios mais democráticos e acessíveis para o crescimento pessoal e profissional de um indivíduo. O ser humano que possui o hábito de ler desenvolve mais rapidamente diversos aspectos indispensáveis ao dia a dia, como por exemplo: aprimoramento do senso crítico e pensamento sistêmico, ampliação e enriquecimento do vocabulário, melhoria notável da escrita e oratória, estimulo à construção de novas opiniões e pontos de vista, entre outros.

No entanto, segundo pesquisa realizada em 2016 pelo Instituto Pró-Livro (IPL), a leitura é um hábito de apenas 56% da população brasileira. De acordo com as respostas dos participantes do estudo, o resultado se deve principalmente a dois fatores: ausência de interesse na atividade e falta de tempo.

Postos de leitura distribuídos nos corredores da sede. Usando a criatividade, a CNS inovou e aproveitou contentores de lixo.

Acreditando que este cenário pode ser facilmente revertido se houver estímulo, a CNS Nacional de Serviços instituiu o Programa Ler é Aprender – uma ação de incentivo à leitura cujo principal objetivo é investir no engrandecimento de seus funcionários. A proposta é viabilizar um acesso fácil às novas informações e conhecimentos por meio da disseminação da leitura dentro da empresa, contribuindo assim para a formação cultural e desenvolvimento humano de todos os colaboradores.

Assim, foram distribuídos pequenos postos customizados com livros de gêneros, temas e assuntos variados, pelos andares do prédio sede da empresa. Os funcionários têm livre acesso à minibiblioteca, podendo ler nos momentos que forem mais convenientes. Além disso, os livros ainda podem ser levados para casa, por tempo indeterminado, permitindo que a família também possa usufruir dos benefícios da leitura.

De acordo com Mauricio, diretor da empresa e um dos idealizadores do projeto, o mais importante para se tornar um leitor assíduo é ter persistência, foco e disciplina. “Leia todos os dias. No início, 15 minutos já são suficientes. Não adianta finalizar o livro todo de uma vez e não ler mais nada o resto do mês. É a disciplina de ler sempre que irá mudar seus hábitos definitivamente.”, aconselha.

Aproveitando o Dia Nacional do Livro (29 de outubro) e o sucesso da iniciativa, a CNS promoveu seu primeiro Café da Manhã Literário para confraternização, troca de experiências sobre os livros lidos e levantamento de sugestões de novos títulos a serem adicionados ao acervo da empresa. Devido ao feedback amplamente positivo dos colaboradores, a companhia estuda agora a possibilidade de expandir o Programa, em parceria com seus clientes, para todas as frentes de serviço.

Café da manhã de confraternização, no Dia Nacional do Livro.

3 Comentários

  1. Lucas Caetano disse:

    Que legal, muito criativos!

  2. Tamires Souza Braga disse:

    Desde que comecei a ler frequentemente, minha vida profissional mudou para melhor. Obrigada CNS por incentivar seus funcionários!

  3. Rafael da Nobrega disse:

    Bela iniciativa!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *