Nossa História

Ao completar 80 anos, a empresa revive sua bem-sucedida história de empreendedorismo e pioneirismo no setor de serviços

A CNS Nacional de Serviços Ltda., uma das maiores companhias de facilities do país, foi precursora na prestação de serviços terceirizados de limpeza e conservação no estado do Rio de Janeiro. Neste ano, a instituição completa 80 anos de atuação, colecionando um histórico de conquistas, desafios superados e reconhecimento por parte de seus clientes, funcionários e concorrentes.

A trajetória iniciou-se em agosto de 1937, com a fundação da Empresa Limpadora Brasileira Ltda., sediada na Rua da Carioca, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Décadas mais tarde, a companhia teve seu nome modificado para CNS Nacional de Serviços Ltda., no qual se mantém até os dias de hoje.

De vitrine em vitrine, foram dados os primeiros passos da limpeza no Rio

A antiga Empresa Limpadora Brasileira iniciou suas atividades oferecendo serviços de limpeza de vitrines em lojas no centro do Rio. O serviço era ofertado entre sete e nove horas da manhã. Depois desse horário, os funcionários eram redirecionados para a limpeza de escritórios, realizada durante o expediente comercial. Somente aos sábados, oferecia-se a higienização completa, incluindo também a parte de dentro das vitrines, já que para isso era necessário desmontá-las por inteiro. Uma fase que, sem dúvidas, marcou a história da empresa.

A companhia teve a honra de atender importantes comerciantes daquela época, como Camisaria Progresso, Sapataria Atlas, A Mala Turista, 1001 Bolsas e Barbosa Freitas.

Naquele tempo, a limpeza consistia em técnicas ainda muito precárias. Era necessário ensinar cada funcionário a lavar vasos sanitários, bidês e lavabos, da forma mais detalhada e didática possível, já que a maioria vivia em locais sem saneamento básico algum. Quanto aos produtos químicos utilizados para realizar o serviço, havia muito pouca diversidade. O sapólio em pedra era o mais utilizado, além da creolina e outros.

E foi assim, com todos esses desafios, de porta em porta, visitando e conhecendo de perto as demandas dos clientes, que a então Empresa Limpadora Brasileira Ltda. desbravou o mercado, oferecendo serviços de limpeza a grandes outras empresas, tanto privadas quanto públicas. Varig, Vasp, Texaco, Esso, Petrobras e Panair estavam entre os renomados clientes atendidos.

Apresentando rápido crescimento, a até então sede na Rua da Carioca passou a ficar pequena para as ambições e perspectivas da companhia. Diante disso, a Empresa Limpadora Brasileira Ltda. assumiu um novo endereço em 1969, na Rua Senador Dantas, também no centro da cidade do Rio de Janeiro.

O início da
terceirização
de mão de obra

Na década de 40, poucas empresas atuavam no setor de limpeza e conservação, assim como apenas uma parcela pequena dos contratantes terceirizava esta atividade, já que a maioria possuía equipe própria para realização de tal serviço. De todas as seis companhias fundadas naquela época para este fim, apenas a CNS, antiga Empresa Limpadora Brasileira Ltda., se mantém ativa no mercado até os dias de hoje.

Como a terceirização de mão de obra era incomum na época, cabia aos prestadores de serviços explicarem o trabalho que ofereciam e os benefícios da terceirização.

Um caso emblemático ocorreu em uma visita à Petrobras no começo dos anos 40, com o objetivo de oferecer apenas serviços de limpeza.

A direção da empresa percebeu que havia também a necessidade de mecânicos para realizar a manutenção de lanchas. A falta de mão de obra especializada não inibiu os gestores da companhia, que logo encontraram a solução de contratar marinheiros aposentados para atender o cliente.

E, assim, foi realizado o primeiro contrato de terceirização de mão de obra da empresa.

 

Reposicionamento estratégico: idealização da CNS Nacional de Serviços Ltda.

Com intuito de inovar e satisfazer as necessidades dos clientes, diversas possibilidades para expandir o negócio começaram a surgir, e novos serviços foram sendo incorporados ao portfólio da companhia. Além da tradicional atividade de limpeza, a Empresa Limpadora Brasileira Ltda. passou a colocar à disposição de seus contratantes, a terceirização de diferentes profissionais como vigilantes, ascensoristas, motoristas, recepcionistas, entre outros.

Rapidamente, os novos serviços passaram a ser demandados com frequência acima do esperado, e os gestores perceberam que tinha chegado o momento de reposicionar a empresa no mercado, de modo a descaracterizá-la como apenas uma “Limpadora”, e sim como uma companhia completa que englobava todos os serviços de facilities necessários. Deste modo, no início da década de 70, a Empresa Limpadora Brasileira Ltda. deu lugar à CNS Nacional de Serviços Ltda..

Hoje, a empresa está estabelecida na Rua Lino Teixeira, no bairro do Jacaré, Rio de Janeiro, onde possui um centro de treinamento e dois prédios administrativos modernos e preparados para oferecer toda a estrutura, conforto, e sustentar a evolução da companhia por mais muitas décadas.

 

ENTREVISTAS
O passado, presente e futuro da CNS


LEIA MAIS